segunda-feira, 14 de junho de 2010

Onde Criar Codornas?

Para iniciar sua criação é necessário em primeiro lugar viabilizar as instalações, estas devem ser em local bem arejado sem ocorrência de ventos fortes, o terreno seco com fácil drenagem , a água deve ser em abundância e de boa qualidade, possibilidade de energia elétrica, e afastamento suficiente de núcleos urbanos e outras explorações avícolas. Deve se fornecer uma dieta equilibrada e dar atenção aos cuidados de manejo e sanidade.
Recomenda-se sempre a quem vai iniciar uma criação que
comece com um lote pequeno pelas seguintes razões:
a - ganhar experiência na criação, se cometer algum erro não vai lhe custar tão caro;
b - conhecer os segredos do mercado e achar o seu nicho.

Caso você adquira as codornas com um dia de nascida, é necessário que providencie uma fonte de calor de 30°C durante a primeira semana, a temperatura deve ser reduzida para 27°C na segunda semana, da terceira semana em diante a redução de ser gradual até atingir a temperatura ambiente.
Nos primeiros 3 dias forneça uma ração que tenha antibiótico para prevenir possíveis infecções.
Após 25 dias comece a fazer a seleção dos que serão destinados para reprodução e os que vão para o abate. As aves que irão para o abate devem ser criadas ate atingirem o pêso de 120 gramas. As aves que vão para o abate consomem em média 1kg de ração.
A ração inicial deve ter 27% de proteínas, a ração final ou seja, após 35 dias, deve ter 22% de proteínas.

Caso você opte pela criação de reprodutores, a primeira coisa a fazer é uma seleção rigorosa na escolha das aves. Em torno dos 40 dias de idade, as codornas começam a por ovos, os primeiros 15 ovos não devem ser aproveitados para incubação, geralmente são pequenos. As fêmeas que não puserem 7 ovos em 10 dias devem ser eliminadas.
As codornas devem, preferentemente ser criadas em baterias gaiolas, por ocuparem menor espaço, além de facilitar o manejo da ave. Estas baterias e gaiolas de criação podem ser de construção caseira, empregando-se tábuas e tela de arame, ou, ainda, adquiridas no comércio. Devem ficar ao abrigo, em cômodo vedado e ventilado. 1- Baterias de Reprodução Destinadas àquelas aves de reprodução, devem ser de abrigo coletivo: uma gaiola para um macho e 2 a 3 fêmeas. Um conjunto de gaiolas superpostas formará as baterias. 2- Baterias para Produção de Ovos Destinadas somente às codornas fêmeas em período de postura, são constituídas por grupos de pequenas jaulas justapostas para o abrigo de 2 a 3 aves.



3- Gaiolas Criadeiras Com aquecimento elétrico, são utilizadas para a criação do pintinho, desde a eclosão até a idade mínima de 15 dias. Este tipo de criação em piso forrado de maravalhas e aquecido com campânula ou lâmpada. Os bebedouros devem ser do tipo copo de pressão, usado para pintinhos de um dia, com mola espiral no espaço destinado à bebida, ou do tipo mangueira fina, cobrindo toda a extensão, de maneira a evitar que os pintinhos se afoguem. 4- Bateria de Engorda Constituída por conjuntos de jaulas coletivas, destinam-se à criação das codornas para o abate. A engorda ainda poderá ser feita em piso forrado com cama à semelhança da criação de frangos. O cômodo deve ser adequadamente vedado, e é possível criar entre 120 a 150 aves por metro quadrado.

Consumo de Ração

Desde o nascimento até atingirem a idade adulta, as codornas consomem muito pouco, daí a grande vantagem em se criar esse tipo de ave, pois tudo o que elas comem é transformado em carne, ovos e esterco. Senão, vejamos.

Uma codorna, com a idade de até uma semana, consome, por dia, 2,5 9 de ração e na segunda semana, 5 g. Dos 15 aos 25 dias, o seu consumo é de 10 a 12 9 por dia. Dos 25 dias em diante, a média diária é de 30 g. Porém, a ração a ser ministrada para as codornas deve ser balanceada com teores adequados de proteínas e vitaminas.

Queremos dizer que o consumo de uma codorna, desde o nascimento até o início da postura ou abate, é de apenas 1 kg. Que outra ave poderá oferecer tanto? :)

Alimentação das Codornas

A alimentação é um ponto vital na criação de qualquer espécie de ave. Os alimentos devem ser ministrados de acordo com o que se espera da ave, ou seja, ração inicial para o crescimento e ração de postura. Portanto, para uma criação de codornas, a alimentação exerce papel preponderante, porque protege-as contra as doenças, principalmente a do enfraquecimento.

Mais adiante daremos as necessidades de ração inicial e de postura para as codornas de 1 a 25 dias.
As codornas, quando alimentadas racionalmente, apresentam rendimento que corresponde exatamente àquilo que se deseja delas, mas é necessário que os alimentos procedam de fontes de confiança.

Existem vários moinhos que fabricam rações balanceadas, destinadas especialmente para essas aves. Esses tipos de ração já são encontradas em casas especializadas em avicultura, podendo ser adquiridos em sacas, ou até mesmo em pequeno varejo.

As codorninhas, nos primeiros 10 dias, recebem a ração em cima do saco ou em fôrmas bem rasas, colocadas no piso da cria¬deira.

Como estamos tratando de criação caseira, isso deve ser feito várias vezes ao dia, pois as aves estão constantemente à pro¬cura de alimento, que deve estar sempre ao seu alcance.

No caso de se encontrar dificuldades para a aquisição da ração específica para codornas, pode-se também usar a mesma utilizada para pintos, à qual se misturam 8% de farinha de carne ou de peixe, quando se trata de pequenas criações para a distração da família ou até mesmo como um "hobby".

Nos três primeiros dias, deve-se adicionar antibiótico e vitaminas à água que é distribuída nos bebedouros.

A ração destinada às codornas deve conter 26 a 27% de proteínas. Quando forem transferidas para as baterias de engorda ou mesmo para as de reprodutores aos 35 dias de vida, receberão outro tipo de ração, ou seja, aquela com maior porcentagem de hidra¬tos de carbono, proteínas e gorduras, ou melhor, ração de postura com 21 a 22% de proteínas. Porém, é necessário que a ração proceda de fornecedor idôneo e que tenha realmente os elementos necessários, a fim de manter o equilíbrio nutritivo das codornas.

A ração deverá ser distribuída duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde, entre 25 e 30 g para cada exemplar.

Quando houver excesso de machos, estes deverão ser transferidos para as baterias de engorda, podendo receber verduras co¬mo almeirão, couve e similares. A ração com baixo teor de proteínas (16 a 18%) eleva o teor de carboidratos e graxas.

Em 45. dias, as codornas já estarão prontas para o abate, caso essa for a finalidade!

Ração Inicial

Desde o nascimento até completarem 35 dias, as codorninhas deverão receber a ração inicial. Entre 22 a 25 dias, deve-se proceder à separação de machos e fêmeas. Os exemplares destina¬dos à engorda deverão continuar recebendo ração inicial até o abate, enquanto que os reprodutores receberão a ração inicial até o acasalamento para, em seguida, serem alimentados com a ração de postura.

Na composição da ração inicial entram os seguintes ingredientes: fubá de milho, farelo de soja, farinha de sangue, farinha de carne, farelo de trigo, fosfato bicálcico, sal, sorgo, farelo de mandioca, arroz, gordura, concentrado proteinoso de milho, farelos de algodão, amendoim, colza, girassol e linhaça, leveduras, farinha de peixe e de penas hidrolisadas, farelas de arroz, cevada e tomate, gérmen de milho, farelo proteinoso de milho, calcário, caulim, farinha de ostras, farinha de ossos calcinada e premix (vitaminas + minerais + aditivos).

Ração de Postura

A ração de postura deverá ser distribuída ás fêmeas com a idade de 35 dias e para os repodutores, até o final do ciclo de postura.

A ração de postura é composta dos seguintes elementos: fubá de milho, farelo de soja, farelo de amendoim, farinha de sangue, farinha de carne, farinha de peixe, farelo de trigo, farina de ossos calcinada, calcário, sal, sorgo, farelo a mandioca, arroz gordura, concentrado proteinoso de milho, farelo de algodão, colza, girassol e linhaça, leveduras, farinha de penas hisrolisadas, farelos de arroz, cevada e tomate, gérmen de milho, farelo proteinoso de milho, caulim e farinha de ostras.

Cuidados com Doenças

A codorna doméstica, sendo de origem selvagem, é imune a muitas enfermidades e, acima de tudo, é forte e muito resistente.

Nos primeiros dias de vida, necessita de muita atenção e requer cuidados especiais. Por exemplo, não se pode, de forma alguma, deixar que se molhe, porque isso poderá ser fatal para ela.

A codorna poderá ser atacada pela coccidiose, que, entre¬tanto, pode ser combatida e controlada com facilidade, usando-se o coccidiostático, administrado na ração, numa proporção de 50 g em cada 100 kg de ração, até os 15 dias de idade. Após esse período, ficará imune à doença.

Para se evitar as doenças, é recomendável o uso de terramicina ou quemicitina solúvel em água, três dias por mês, como preventivo e estimulante para as aves, porque Ihes proporciona um bom aspecto.

Com a higiene, a desinfecção do local, o bom arejamento e a conservação das bandejas coletoras dos excrementos sempre limpas, evita-se o aparecimento de doenças.

Profilaxia

A fim de prevenir possíveis doenças, o criador de codornas deve manter a perfeita higiene dos abrigos onde se alojam as aves. Isso, tanto a parte de incubação e criadeiras, como onde ficam os reprodutores. Insisto em que a falta de higiene é uma das principais causas em doenças de codorna.

Por isso é importante em que, qualquer venda que se faça, não se deve, de maneira alguma, permitir que engradados ou qualquer outro meio de transporte seja levado no recinto da criação. O mais fácil é utilizar uma espécie de caixa para colo¬car as codornas e depois aloja-las na caixa trazida pelo comprador. O pedilúvio, como falamos atrás, também é de suma importância. Este deve ser colocado na porta de entrada, com cal hidratada, a fim de que o visitante esfregue bem os pés, evitando, desta maneira, que traga consigo algum germe que possa ser transmitido às aves.

A limpeza dos abrigos, onde as codornas se alojam, também deve ser feita freqüentemente, não deixando acumuladas sujeiras, principalmente nos cantos das casinhas. O galpão onde se alojam as codornas, também deve ser imunizado com desinfetantes como creolina, lisofórmio em solução de 4 a 8%, querozene, sabão. Nos comedouros não se deve deixar acumular restos de ração, evitando que sua fermentação prejudique a saúde da ave. Os bebedouros também deverão ser lavados com água e sabão, pelo menos uma vez por semana.

Com a prática de limpeza e higiene, assegura-se um plantei de aves sadias, imunes às doenças, mesmo às mais comuns em galináceos, desde que também sejam alimentadas, convenientemente, com ração de boa qualidade.

Quando se desocupa uma das baterias, por exemplo, um meio prático para sua desinfestação é fazer uso do lança¬ chamas, o qual deve ser passado em todas as partes, como também nas paredes, batentes, janelas etc., a fim de eliminar qual¬quer espécie de micróbio, germe ou parasita que por ventura estejam alojados.

Outra medida que o criador deve tomar, é com relação às aves que tenham morrido por qualquer circunstância, as quais devem ser queimadas. O abrigo em que estava alojada a ave morta, também deve ser desinfetado em seguida, para seu reaproveitamento.

Com essas medidas elementares, o criador de codornas poderá assegurar um plantei de aves sadias, imune às doenças.

Consumo - Abate da Codorna

As codornas domésticas não podem ser depenadas imediatamente após serem abatidas, porque a pele sai junto com as penas, apresentando um aspecto desagradável depois de limpas. !: Preciso, depois do abate, deixá-las esfriar para facilitar a tarefa.

No abate de codornas, usa-se o seguinte processo a fim de evitar que sofram muito: apanha-se a ave pelos pés e dá-se uma batida com a cabeça sobre um pedaço de madeira. A morte é instantânea. Deixa-se a ave esfriar e procede-se ao depenamento, que é feito a seco, pois as penas saem facilmente, como acontece com outras aves silvestres.

Os miúdos' das codornas também podem ser aproveitados para diversas finalidades na cozinha. Por exemplo, podem ser utilizados em molhos para acompanhamento de risotos e macarronadas.

A carne de codorna possui altos teores de proteínas, é bastante nutritiva, e de fácil digestão. !: recomendada para dietas de pessoas em qualquer idade: crianças, anciãs e convalescentes.

A codorna pode ser preparada na grelha, do mesmo modo como se faz o frango-de-Ieite.

Depois de limpas, devem ser temperadas com uma vi¬nha-d'alhos,ficando em repouso por certo tempo. Enrola-se uma fatia de presunto e, em seguida; toma-se massa de fazer pão, estica-se como pizza e enrolam-se as codornas, deixando-se apenas o pescoço de fora. Leva-se ao forno até ficarem assa dás.

No preparo de risotos, usa-se a codorna da seguinte manei¬ra: após destrinchada, refoga-se a ave por uns 10 minutos, com óleo, sal e cebola e separa-se toda a carne, tirando-se os ossos. Deixa-se cozinhar por mais tempo, até ficar no ponto. Junta-se arroz e água quente, permanecendo no fogo até ficar completamente cozida.

Outras maneiras de se preparar codornas: ao molho-pardo, do mesmo modo como o frango; ao molho de tomate, que fica uma delícia; e também em sopas, isto é, como se fosse uma canja.

Já no tempo dos romanos, as codornas eram usadas em grandes repastos, nos banquetes que se ofereciam às grandes personalidades da época. Enfim, esse galináceo pode ainda ser preparado de maneiras idênticas aos frangos, galinhas, faisões etc.

Consumo dos Ovos

Os ovos de codornas, igualmente, podem ser aproveitados para uma infinidade de usos. Na alimentação das crianças é ótimo, em virtude do seu tamanho, pois são deglutidos com extrema facilidade. Para a confecção de massas finas, enfeites, e mesmo como antepasto.

Colocados num palito, quando cozidos ou descascados, intercalados com uma fatia de salame e uma azeitona, é uma tentação e não há quem resista. Pode-se também preparar maioneses ou um aperitivo muito gostoso, principalmente fortificante: colocam-se 18 ovos, com cascas, bem lavados, no liquidificador, e bate-se bem. Em seguida, junta-se uma lata de leite condensado e uma garrafa de vinho do porto, ou tipo moscato

Atribuem-se aos ovos de codornas propriedades medicinais, pois são ótimos para o sistema circulatório e contra o reumatismo.

Um ovo de codorna corresponde a 100 g de leite e, por seu escasso conteúdo de colesterol, é considerado produto recomendável na dieta de hipertensos, arterioscleróticos e pessoas idosas. Pode ser administrado, diariamente, na sopinha do nenê, um ovo cru, que se dilui facilmente, ajudando a fortificar a criança através de um alimento altamente nutritivo.

Mercado Consumidor

O hábito de se consumir carne e ovos de codornas vem aumentando a cada dia, através do grande interesse verificado em torno dessa especiaria. Estas aves podem ser vendidas tanto em supermercados como nas feiras-livres, em aviculturas, ou ainda em restaurantes, bufês e hotéis de nível elevado. Também nos bares onde servem petisqueiras, as codornas já são consumidas em forma de petisco.

Para o criador de codornas, também existe outra alternativa, ou seja, comercializar matrizes para novos criadores, um bom negócio para quem já tem outra atividade dentro da chácara, sítio ou fazenda, e até mesmo na cidade, porque, como já foi dito, o espaço ocupado para a criação de codornas é mínimo em comparação com o de outras aves.

Nos países europeus, os pratos preparados com codornas são servidos em grandes cerimônias e festas. Aos que criam codornas, não haverá grandes problemas na colocação do produto no mercado, desde que se faça uma pesquisa na região onde se vai começar a criação, para sentir o potencial de venda.

O criador deverá iniciar com um pequeno lote, não só para aprender o manejo, mas também para verificar possibilidade de colocação da produção.

Antes de 1939, isto é, quando não existia ainda o Código de Caça, eram servidos, nos melhores restaurantes, pratos confeccionados com aves silvestre, mas, a'pós a proibição, já não existem mais estas petisqueiras, de primeira categoria, não só em valor nutritivo, mas principalmente pelo sabor agradável. Era muito comum ver-se nos cardápios os seguintes pratos: perdiz-à-caçadora, codorna ao molho-pardo, jacu, inhambu e outras aves silvestres.

As codornas domésticas vêm preencher, em muito boa hora, uma lacuna no campo da arte culinária, podendo-se ter fartura, porque sua criação é rápida, vantajosa e de grande rendi¬mento, quando feita racionalmente, dentro dos padrões adequados e bem manejada.

Por ser o seu rendimento em curto prazo (45 dias) e seu consumo alimentar mínimo, as codornas não poderão ser vendidas a preços exorbitantes.

As codornas poderão perfeitamente substituir o frango-de¬-leite, com muito mais vantagem, não só para aqueles que criam, mas principalmente para as casas de pasto e para quem vai saboreá-las.

Aproveitando o Esterco!

As bandejas onde se alojam os reprodutores, as poedeiras ou os exemplares para engorda deverão ser limpas a cada dois dias. Os excrementos serão conservados em lugar seco, numa espécie de esterqueira, para serem curtidos. O esterco de codornas, depois de curtido, tem grande utilidade, principalmente para hortas, jardins, pomares e uma infinidade de outras plantações, pois é muito rico em nitrogênio.

O esterco, depois de bem seco, poderá também ser comercializado, da mesma forma como o de galinha, ou seja, moído e ensacado em pacotes de 1 e 5 kg, sistema também usado com o estrume de coelhos.

Antes de ser usado nos canteiros, esse tipo de adubo orgânico precisa ser totalmente incorporado à terra e deixado em repouso pelo menos durante 10 dias. Depois disso, deverá ser remexido novamente antes de se semear ou plantar.

Dicas Basicas para criação de Codornas

. Deve-se pesquisar a região onde se pretende criar.

. Aprender a manejar, iniciando-se com um pequeno lote.

. Iniciar a criação com reprodutores de boa procedência.

. Construir abrigos próprios para a exploração.

. Dar muita assistência até o 20º dia de vida.

. Manter uma higiene rigorosa nos abrigos.

. Proporcionar alimentação de boa qualidade.

. Controlar as doenças.

. Deixar o ambiente bem arejado e sem correntes de ar.

. Administrar água abundante, em bebedouros bem limpos.

. Evitar a entrada de animais domésticos nos galpões.

. Evitar cruzamentos com parentes próximos.

Codornas - Reprodução

Acasalamento e postura

Quando atingem 45 dias de idade e já são adultas, são escolhidos os melhores machos e fêmeas para a postura. Os acasalamentos devem ser realizados diariamente. Para isso, levamos o macho à gaiola da fêmea e os deixamos lá, no máximo durante 10 minutos, para evitar que se "esgotem", pois fariam diversos acasalamentos. As baterias devem ficar em quartos ou galpões frescos e bem ventilados, pois um calor excessivo faz baixar a fertilidade dos machos.


Incubação

Podem ser empregados o método natural (sendo muito usadas garnisés) ou o artificial, com incubadoras. Os ovos devem ser frescos (4 a 8 dias), perfeitos, pesar 11g e nem muito redondos nem muito pontudos. Os ovos, após a coleta devem ser guardados com a ponta para baixo, em tabuleiros com areia no fundo e em lugares frescos.


Filhotes

Logo que nascem e ficam "secos" devem ser colocados em criadeiras com aquecimento de 38 a 39ºC. Essa temperatura deve ser diminuída aos poucos, até as aves atingirem 10 dias de idade, quando não mais precisam de calor artificial. Uma criadeira de 2,50m de comprimento por 1,20m de largura e 0,40cm de altura, comporta 600 codorninhas, mas deve ser dividida em 4 partes iguais, com 150 aves em cada uma. Dessas criadeiras elas devem ser transferidas para galpões ou baterias para reprodutores, ficando prontas para o consumo em mais 30 dias (40 dias de idade). Nessa época são selecionadas as que vão para a reprodução. Podemos empregar, também, gaiolas para engorda, medindo 1m de comprimento por 20cm de largura e 14cm de altura, com capacidade para 15 a 20 codornas, o que, não só facilita o trato como permite alguma economia. Não devemos misturar machos e fêmeas. As gaiolas para reprodutores, devem ter 15cm x 20cm e 13cm de altura.

Manejo Alimentar das Codornas

É de grande importância, devendo ser racional e dada de acordo com a idade e produção da ave. Existem rações especiais para codornas, mas podemos fornecer-lhes, também, rações para pintos, frangos ou de postura, desde que as suplementemos com 8% de farinha de carne. A mudança brusca de rações afeta ou mesmo faz com que as codornas suspendam a postura e até entrem em muda.

Essas codornas podem ser empregadas para o repovoamento dos campos, pois em 30 dias começam a voar para fora do cercado e passam a comer o que encontram. Retornam ao estado selvagem, vivendo e se reproduzindo, livres, em liberdade.
Quando atingem 20 dias já podemos distinguir os sexos, as fêmeas têm as pontas das asas pretas e o peito mais claro que os machos, cujas penas são marrom escuro e possuem coleira branca na parte inferior do pescoço. Nessa época devem ser separadas, ficando cada uma em sua gaiola individual.

Instalações - Viveiro

Cada codorna, macho ou fêmea, deve ser mantida em uma gaiola individual de 20x15cm e 13cm de altura, com piso de tela de arame com malha de 1cm para deixar passar os excrementos. Nas gaiolas das fêmeas, o piso deve ter uma inclinação de 2cm e medir mais 8cm do que o comprimento da gaiola, para servir de coletor de ovos. Essas gaiolas são construídas formando conjuntos. Uma bateria comum, ocupando um espaço de 1m x 65m aloja 84 codornas. O local em que são mantidas deve ser iluminado durante toda à noite, para que elas se alimentem durante esse período, se desenvolvam melhor e aumentem a produção.


Criação doméstica

Um cômodo de 4m x 4m e com boa ventilação é o suficiente para este objetivo, que pode ser iniciada com 6 casais e que, depois de 4 meses, já produz de 100 a 150 codornas, consumo. As instalações constam, portanto, de baterias para os reprodutores e para postura, incubadora, criadeira para os tu e baterias para a engorda.

Caracteristicas da Codorna

A cabeça possui grande mobilidade porque o pescoço, curto, permite uma rotação quase que completa. Os ossos são frágeis. O tronco é redondo e resistente, mal desenvolvido nas fêmeas.
Quando adulta, a ave mede de 11 a 13 centímetros de altura. As penas têm tonalidade cinzento-acastanhada e castanho esbranquiçada. Pela coloração das penas peitorais é possível definir o sexo da ave: o macho apresenta coloração relativamente uniforme, e a fêmea é ligeiramente branca, com pintas pretas no peito, esta diferenciação pode ser observada após 14 dias de vida, quando as aves já apresentarem as penas do peito.Outra característica de diferenciação é peso maior das fêmeas em relação aos machos, isso ocorre devido ao elevado peso do aparelho reprodutivo das fêmeas, muito desenvolvido, podendo representar 10% do seu peso vivo. As codornas ainda apresentam as seguintes características:

- Crescimento rápido - em poucas semanas atinge peso adulto.

- Precocidade sexual - decorrente de seu rápido crescimento, a codorna atinge a mturidade sexual com aproximadamente 40 dias de vida, ou seja inicia a fase de postura com idade precoce, o que é vantajoso econômicamente.

- Alta postura – para fins comerciais recomenda – se uma vida útil para as codornas de 1 ano. Dentre deste período, a produção de ovos pode chegar a valores superiores a 300 ovos/ave, quando bem manejadas e alojadas.

- Alta rusticidade – são consideradas aves de boa resistência a uma grande diversidade de doenças, porém em caso de criações comerciais, devido ao grande número de animais alojados num mesmo local, a possibilidade de propagação de doenças é muito grande, por isso deve – se realizar adequadamente as medidas profiláticas, que devem conter: vacinações, higienização, fornecimento de alimentos e água de boa procedência.

- Baixo consumo alimentar - visto que um animal adulto consome em média de 23 a 25 gramas de ração por dia.

Tempo de Encubação de Aves

Cisne-comum 36 dias
Cisne negro 40 dias
Codorna-chinesa 17 dias
Codorna-do-campo 20 dias
Codorna doméstica 17 dias
Faisão-do-nepal 25 dias
Faisão-dourado 22 dias
Galinha-d'angola 28 dias
Galinha de Bankiva 20 dias
Galinha doméstica 21 dias
Ganso 28 dias
Marreco 28 dias
Pato-da-carolina 35 dias
Pato doméstico 28 dias
Pato-mandarim 35 dias
Pavão 28 dias
Peru 28 dias

Finalidades da criação de Codornas

A codorna pode ser explorada para diversas finalidades:

*consumo de carne
*ovos para venda
*consumo ou incubação
*codornas de 1 dia ou de 25 dias para a criação
*codornas adultas
*codornas para o abate e aproveitamento do esterco.

Comparações

No espaço médio utilizado por uma galinha podem ser colocadas 96 codornas. Supondo-se que sejam matrizes para o aproveitamento dos ovos para incubação, têm-se 64 fêmeas e 32 machos, o que dá uma média de 50 ovos diariamente. Cada ovo de codorna pesa de 9 a 12 g, sendo necessários 5 ovos para corresponder ao peso de um ovo de galinha. Neste caso, serão 9 ovos a mais por dia, isso se a galinha puser diariamente.

Em se tratando de baterias de codornas para a postura, essa quantidade de ovos aumentará muito mais, porque poderão ser colocadas nos abrigos onde se alojam duas fêmeas e um'macho, cinco aves de postura. Portanto, no espaço ocupado por ternos de reprodutores, pode-se alojar 80 fêmeas somente para postura.

Uma galinha consome, por dia, de 100 a 120 g de ração, enquanto que uma codorna come de 20 a 25 g apenas.

O ovo de codorna é muito nutritivo e possui grande valor protéico. Veja, mais adiante, as suas propriedades.

A codorna doméstica é uma ave precoce e de rápido crescimento. Como já foi mencionado, aos 45 dias já está pronta para o abate ou para a reprodução.

Por todas essas qualidades, conclui-se que, em qualquer lar, por mais reduzido que seja o espaço disponível, é possível manter-se algumas codornas em viveiros, em forma de _aterias, com despesas mínimas imas e pouco trabalho.

Como se pode ver, a riqueza mineral do ovo de codorna é completa, embora existam ainda alguns valores minerais, como o ferro, o potássio, o fósforo, o cloro e o cobre, que representam potencialidades de grande interesse.

Quanto à gema, concentra em menor quantidade no ovo de codorna, em relação ao de outras aves. Mas, estudos modernos que estão sendo concluídos, demonstram a grande quantidade, contida na gema, de albumina, fosfolipídios e gordura (lipídios, 60%; fosfolipídios, 35%; esteróis, 5%, com particular importância, a leucitina, 11 %, a aneurina, ou a cerebrina, 6%, e a colesterina, oscilando entre 0,2 e 11 %). Portanto, esses ovos adquirem parti¬cular estima na alimentação humana, especialmente em dietas para crianças, anciãos e convalescentes.

A clara contém ovoalbumina, numa concentração de 80%, ovomucóide com 10%, ovomucina com 7% e ovoglobina com 3%. A composição da clara reflete grandes possibilidades plásticas, com grande valor biológico protéico.

No ovo de codorna existem também grandes quantidades de fatores vitamínicos, podendo-se destacar as vitaminas A, D, E e H, o fator PP, e entre as vitaminas hidrossolúveis, as do grupo B1 , principalmente. É muito importante, também, a riqueza em ácido ascórbico (vitamina C) do ovo fresco de codorna.

Como iniciar uma Criação

Várias são as' maneiras para se começar uma criação de codornas. Depende apenas de como encará-la inicialmente.

Quem deseja fazer uma exploração comercial, em grande escala, deverá começar a criação com um pequeno lote de codornas, a fim de se familiarizar com essas prodigiosas avezinhas, principalmente quanto ao manejo, à seleção dos reprodutores, à separação dos machos, à alimentação, à higiene dos abrigos, e muitos outros fatores, que só mesmo a prática poderá trazer soluções.

Se a criação tiver como objetivo a distração familiar e, ao mesmo tempo, o fornecimento de carne e ovos, o que no fundo resultará numa renda extra, deverá, então, ser encarada de uma outra maneira. Neste caso, o mais interessante para o iniciante será adquirir, em granjas especializadas em coturnicultura, codornas com 30 dias, porque já passaram pelos períodos críticos, o que já é uma garantia para o criador. Nesses locais, também são forneci¬dos exemplares com 1 dia ou com 15 dias de vida.

Antes de o interessado conseguir os exemplares de codornas, sejam eles de 1, 15 ou 30 dias, convém que os abrigos já estejam prontos para recebê-los, porque as codorninhas recém¬nascidas, principalmente, necessitam de cuidados especiais. Por exemplo, de calor artificial, que deverá ser mantido até os 20 dias.

Em linhas gerais, o espaço exigido para uma criação caseira de codornas é insignificante se comparado com o ocupado por uma galinha.

Generalidades

A Criação racional de codorna caseira teve inicio no século XI, quando a Coturnix chegou ao Japão, à China e até à Coréia. No inicio, o que desertava maior interesse na codorna doméstica era o seu canto.

Somente a partir de 1910, no Oriente, após inúmeros cruzamentos e muitos estudos realizados pelos japoneses e chineses com a codorna, é que se conseguiu um tipo domesticado, ou seja, a Coturnix coturnix japonica. Trata-se de uma pequena ave, muito parecida com a nossa codorna selvagem, mas de menor porte e com pequenas diferenciações. Pertence à família dos fasianídeos (Fasianídea) e à subfamília Perdicinae, sendo a menor ave do seu grupo. Este tipo de ave não deve, porém, ser confundido, de forma alguma, com a codorna selvagem (Nothura maculosa) da família dos tinamídeos.

A codorna caseira adulta chega a pesar de 100 a 120 g e a alimentação de que necessita para atingir esse peso é insignificante (1 kg de ração desde o nascimento até os 45 dias, quando se torna adulta), se comparada com a quantidade consumida por outras aves semelhantes.

A coturnicultura, designação dada à criação de codornas, espalhou-se rapidamente pela Europa, para depois declinar no período da Segunda Guerra Mundial (1941-1945).

No Japão, entretanto, salvou-se um reduzido número dessas aves, estabelecendo-se o reinício da criação de codornas domésticas em cativeiro, espalhando-se novamente -pela Europa e por outros países.

O consumo de carne de codornas está-se tornando cada vez mais acentuado, devido ao seu sabor exótico e ao alto valor nutritivo.

Segundo o pioneiro na introdução de codornas na Argentina, esse tipo de ave será o alimento do século XXI, pois com apenas 45 dias já está pronta para o consumo, a reprodução e o início da postura. Como uma galinha poedeira, chega a pôr acima de 23 ovos por mês, desde que bem alimentada com ração balanceada. .

O tempo despendido para o aproveitamento das codornas é bem mais rápido que o gasto para o coelho, que, em média, é de 90 dias após a cobertura.


Há muitos anos, a criação de codornas é muito comum no Japão, na China e na Europa, como já foi mencionado, não só do ponto de vista comercial, mas, principalmente, porque não necessita de muito espaço para isso. Além do mais, as despesas exigidas para a sua criação são bem menores que para outras aves.

A codorna doméstica fêmea não canta, emite apenas pequenos chiados não muito fortes. O macho, porém, canta ininterruptamente o dia todo. Quando um macho começa a cantar, geralmente é correspondido por outro, e assim vão-se alternando num canto continuado.

Essa pequena ave é muito resistente. Às doenças mais comuns em galináceos. É conhecida, na Itália, pela denominação de "quaqlia".

Origem das Codornas

A codorna pertence a ordem das Galináceas, família das Faisánidas, subfamilia dos perdicinae e do gênero Coturnix, existem grandes quantidades de espécies, a mais conhecida e difundida é a Coturnix Coturnix, conhecida como codorna européia ou selvagem.

Com a introdução desta ave no Japão e, através de cruzamentos, surgiu então a subespécie Coturnix Coturnix Japonica, conhecida como codorna japonesa ou doméstica.

O que diferencia a codorna européia da codorna japonesa é o peso quando na fase adulta, sendo a primeira a mais indicada para corte devido ao seu maior peso (170g aproximadamente), enquanto que a codorna japonesa atinge pesos menores na fase adulta (150g), fato compensado por sua alta postura de ovos.

Existe também a codorna americana, chamada de Bob White, esta juntamente com a européia são as codornas mais indicadas para a produção de carne, o que se deve ao seu maior peso.

De maneira geral, as codornas apresentam grande produção de ovos, precocidade sexual, fácil manuseio, carne considerada exótica.

No Brasil as codornas foram introduzidas pelos imigrantes, principalmente os europeus e os japoneses, estes últimos são os principais responsáveis pela produção nacional.