segunda-feira, 14 de junho de 2010

Como iniciar uma Criação

Várias são as' maneiras para se começar uma criação de codornas. Depende apenas de como encará-la inicialmente.

Quem deseja fazer uma exploração comercial, em grande escala, deverá começar a criação com um pequeno lote de codornas, a fim de se familiarizar com essas prodigiosas avezinhas, principalmente quanto ao manejo, à seleção dos reprodutores, à separação dos machos, à alimentação, à higiene dos abrigos, e muitos outros fatores, que só mesmo a prática poderá trazer soluções.

Se a criação tiver como objetivo a distração familiar e, ao mesmo tempo, o fornecimento de carne e ovos, o que no fundo resultará numa renda extra, deverá, então, ser encarada de uma outra maneira. Neste caso, o mais interessante para o iniciante será adquirir, em granjas especializadas em coturnicultura, codornas com 30 dias, porque já passaram pelos períodos críticos, o que já é uma garantia para o criador. Nesses locais, também são forneci¬dos exemplares com 1 dia ou com 15 dias de vida.

Antes de o interessado conseguir os exemplares de codornas, sejam eles de 1, 15 ou 30 dias, convém que os abrigos já estejam prontos para recebê-los, porque as codorninhas recém¬nascidas, principalmente, necessitam de cuidados especiais. Por exemplo, de calor artificial, que deverá ser mantido até os 20 dias.

Em linhas gerais, o espaço exigido para uma criação caseira de codornas é insignificante se comparado com o ocupado por uma galinha.

0 comentários:

Postar um comentário