segunda-feira, 14 de junho de 2010

Generalidades

A Criação racional de codorna caseira teve inicio no século XI, quando a Coturnix chegou ao Japão, à China e até à Coréia. No inicio, o que desertava maior interesse na codorna doméstica era o seu canto.

Somente a partir de 1910, no Oriente, após inúmeros cruzamentos e muitos estudos realizados pelos japoneses e chineses com a codorna, é que se conseguiu um tipo domesticado, ou seja, a Coturnix coturnix japonica. Trata-se de uma pequena ave, muito parecida com a nossa codorna selvagem, mas de menor porte e com pequenas diferenciações. Pertence à família dos fasianídeos (Fasianídea) e à subfamília Perdicinae, sendo a menor ave do seu grupo. Este tipo de ave não deve, porém, ser confundido, de forma alguma, com a codorna selvagem (Nothura maculosa) da família dos tinamídeos.

A codorna caseira adulta chega a pesar de 100 a 120 g e a alimentação de que necessita para atingir esse peso é insignificante (1 kg de ração desde o nascimento até os 45 dias, quando se torna adulta), se comparada com a quantidade consumida por outras aves semelhantes.

A coturnicultura, designação dada à criação de codornas, espalhou-se rapidamente pela Europa, para depois declinar no período da Segunda Guerra Mundial (1941-1945).

No Japão, entretanto, salvou-se um reduzido número dessas aves, estabelecendo-se o reinício da criação de codornas domésticas em cativeiro, espalhando-se novamente -pela Europa e por outros países.

O consumo de carne de codornas está-se tornando cada vez mais acentuado, devido ao seu sabor exótico e ao alto valor nutritivo.

Segundo o pioneiro na introdução de codornas na Argentina, esse tipo de ave será o alimento do século XXI, pois com apenas 45 dias já está pronta para o consumo, a reprodução e o início da postura. Como uma galinha poedeira, chega a pôr acima de 23 ovos por mês, desde que bem alimentada com ração balanceada. .

O tempo despendido para o aproveitamento das codornas é bem mais rápido que o gasto para o coelho, que, em média, é de 90 dias após a cobertura.


Há muitos anos, a criação de codornas é muito comum no Japão, na China e na Europa, como já foi mencionado, não só do ponto de vista comercial, mas, principalmente, porque não necessita de muito espaço para isso. Além do mais, as despesas exigidas para a sua criação são bem menores que para outras aves.

A codorna doméstica fêmea não canta, emite apenas pequenos chiados não muito fortes. O macho, porém, canta ininterruptamente o dia todo. Quando um macho começa a cantar, geralmente é correspondido por outro, e assim vão-se alternando num canto continuado.

Essa pequena ave é muito resistente. Às doenças mais comuns em galináceos. É conhecida, na Itália, pela denominação de "quaqlia".

0 comentários:

Postar um comentário