segunda-feira, 14 de junho de 2010

Consumo - Abate da Codorna

As codornas domésticas não podem ser depenadas imediatamente após serem abatidas, porque a pele sai junto com as penas, apresentando um aspecto desagradável depois de limpas. !: Preciso, depois do abate, deixá-las esfriar para facilitar a tarefa.

No abate de codornas, usa-se o seguinte processo a fim de evitar que sofram muito: apanha-se a ave pelos pés e dá-se uma batida com a cabeça sobre um pedaço de madeira. A morte é instantânea. Deixa-se a ave esfriar e procede-se ao depenamento, que é feito a seco, pois as penas saem facilmente, como acontece com outras aves silvestres.

Os miúdos' das codornas também podem ser aproveitados para diversas finalidades na cozinha. Por exemplo, podem ser utilizados em molhos para acompanhamento de risotos e macarronadas.

A carne de codorna possui altos teores de proteínas, é bastante nutritiva, e de fácil digestão. !: recomendada para dietas de pessoas em qualquer idade: crianças, anciãs e convalescentes.

A codorna pode ser preparada na grelha, do mesmo modo como se faz o frango-de-Ieite.

Depois de limpas, devem ser temperadas com uma vi¬nha-d'alhos,ficando em repouso por certo tempo. Enrola-se uma fatia de presunto e, em seguida; toma-se massa de fazer pão, estica-se como pizza e enrolam-se as codornas, deixando-se apenas o pescoço de fora. Leva-se ao forno até ficarem assa dás.

No preparo de risotos, usa-se a codorna da seguinte manei¬ra: após destrinchada, refoga-se a ave por uns 10 minutos, com óleo, sal e cebola e separa-se toda a carne, tirando-se os ossos. Deixa-se cozinhar por mais tempo, até ficar no ponto. Junta-se arroz e água quente, permanecendo no fogo até ficar completamente cozida.

Outras maneiras de se preparar codornas: ao molho-pardo, do mesmo modo como o frango; ao molho de tomate, que fica uma delícia; e também em sopas, isto é, como se fosse uma canja.

Já no tempo dos romanos, as codornas eram usadas em grandes repastos, nos banquetes que se ofereciam às grandes personalidades da época. Enfim, esse galináceo pode ainda ser preparado de maneiras idênticas aos frangos, galinhas, faisões etc.

0 comentários:

Postar um comentário